top of page

Ouro Preto

Encante-se com um grandioso e conservado conjunto de arquitetura Barroca, construído no século XVIII. A cidade é tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Um destino perfeito para viver uma experiência de roteiros culturais com muito charme, e também, para explorar as belezas naturais, situadas nos seus vales, cachoeiras e nascentes. Impressione-se com tantas possibilidades em uma única cidade. São variados roteiros de visitação: igrejas, museus, visitas guiadas nas antigas minas, mirantes, praças, parques e cachoeiras. A cena noturna também é muito rica. São inúmeras opções de cafés e restaurantes que, além da boa mesa, são uma interessante opção de entretenimento.

Atrações

Grande

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar

Esta impressionante construção do Barroco mineiro, é uma das igrejas católicas mais ricas de Minas Gerais. Exibe primoroso trabalho de carpintaria e deslumbrante vastidão dourada, com 400 kg de ouro revestindo seu interior. Sedia o Museu de Arte Sacra e expõe obras de Antônio Francisco Lisboa – o Aleijadinho – considerado o maior arquiteto e artista do período colonial brasileiro.

IMG12.jpg

Lavras Novas

Envolva-se com as propostas de pausa e movimento que esse pitoresco lugarejo propõe. De dia, explore trilhas de trekking rumo a belas cachoeiras, e, à noite, inspire-se com um clima agradável te convidando ao acolhimento e descanso. Existem, no local, diversos restaurantes e bares, para você fechar o dia experimentando os atrativos de uma primorosa gastronomia mineira e uma bela carta de vinhos, em boa companhia.

Atrações

Capela Nossa Senhora dos Prazeres

Esta singela igreja do século XVIII exibe em seu interior três altares graciosos. Toda a capela é contornada por um adro e, possui também, uma grande cruz de pedra em cantaria.

Serra_Ouro-Branco.JPG

Ouro Branco

Caminhe por sua ampla avenida principal contemplando a magnífica Serra do Ouro Branco, que parece ter saído de um cartão postal suíço. Situado no Caminho Novo da rota da Estrada Real, é um dos povoados mais antigos do estado. Seu patrimônio histórico conta com igrejas, exemplares de casarões coloniais, conjunto arquitetônico do século XVIII e sítios arqueológicos e artísticos, como a cerâmica Saramenha, produzida no século XIX e tombada pela Prefeitura, reconhecendo a sua importância cultural.

Atrações

Parque Estadual Serra do Ouro Branco

Exibe uma serra de rara beleza, que faz parte da cadeia montanhosa da Serra do Espinhaço, em uma área de conservação ambiental com riquíssima biodiversidade. É possível fazer a visitação de carro ou trilhas de trekking e explorar cachoeiras, poços e muitas nascentes e cursos d’água, que formam o Lago Soledade. No topo da serra, a 1.568 m de altitude, há um mirante para observação da cidade e também a Capela Nossa Senhora Aparecida da Conceição.

IMG14.jpg

Congonhas

Impressione-se com uma atmosfera peculiar de devoção e arte que a cidade emana. Conhecida mundialmente por atrair muitos fiéis em peregrinação religiosa e também por ser chamada a “Cidade dos profetas”. O local concentra um riquíssimo acervo de arte Barroca, do mais famoso arquiteto e escultor desse estilo no séc. XVIII, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. A cidade exibe um conjunto arquitetônico que surpreende a cada visitação.

Atrações

Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos

Reviva a história colonial mineira nesse santuário, que é patrimônio Cultural Mundial reconhecido pela Unesco. Contemple o riquíssimo acervo de arte Barroca do arquiteto e escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Surpreenda-se com uma belíssima igreja inspirada no estilo Português e um adro decorado por uma imponente escadaria e estátuas dos doze profetas esculpidas, em pedra sabão e em tamanho real, por Aleijadinho. Também impressionam, por sua beleza e complexidade, as seis capelas dispostas uma ao lado da outra, intitulada de Capelas dos Passos da paixão de Cristo, que elucida a Via Crucis e a Paixão de Jesus Cristo. As capelas exibem 66 esculturas entalhadas em cedro por Aleijadinho e pintadas por Manoel da Costa Ataíde, mestre Ataíde e Francisco Xavier Carneiro - principais nomes do estilo Barroco brasileiro. No mesmo local está o Museu de Congonhas, que conta com anfiteatro externo, auditório, cafeteria, espaço educativo, biblioteca e salas de exposição.

P012.jpg

Santa Rita de Ouro Preto

Este pequeno distrito de Ouro Preto é considerado a capital da pedra-sabão, dado a sua grande quantidade de moradores, que são especialistas em esculpir a esteatita, mineral encontrado em abundância nas explorações à procura de ouro, no século XVIII. É um bom lugar para fazer compras de souvenirs, esculturas, panelas típicas da culinária local e outros utensílios, todos confeccionados em pedra-sabão.

Atrações

Pedra Sabão

Baixa dureza, porosidade menor do que as do mármore e do granito, alta resistência a impactos e mudanças de temperatura, e uma maleabilidade comparável à da língua portuguesa no sotaque dos habitantes de Minas Gerais, estado onde ocorrem seus maiores depósitos.

Itatiaia - foto fernandobiagioni 31.jpg

Itatiaia

Um singelo e tranquilo vilarejo que exibe imponente beleza natural em seu entorno. A vista da Serra de Itatiaia impressiona ao formar um imponente paredão verticalizado de 1.540m de altitude. Possui inúmeras trilhas de trekking para explorar um rico circuito de águas, ruínas e sítios arqueológicos importantes em seu território. Exibe em seu centro histórico vários exemplares de casarões do século XVIII, feitos em pau a pique e pedras, técnica bem característica das construções em Minas Gerais.

Atrações

Monumento Natural Estadual de Itatiaia

Entre belíssimas montanhas do Vale Do Espinhaço, o Monumento Natural Estadual de Itatiaia é composto por dois dos biomas mais ricos do planeta – o Cerrado e a Floresta Atlântica. A área é uma unidade de conservação, caracterizada por fascinante biodiversidade e um vasto circuito de águas, com nascentes, cachoeiras e poços, possíveis de exploração, em trilhas de trekking ou mountain bike. O Eco Resort Ouro Preto está localizado dentro do Monumento, numa APP – Área de Preservação Permanente - e faz história inaugurando um estilo próprio de criar experiências de acolhimento, aliado a um contato intenso e genuíno com a natureza, ressignificando o Ecoturismo em Minas Gerais, além de viabilizar diversas outras práticas de turismo concentrado na região, tais como: Turismo Religioso, Turismo Cultural, Turismo de Aventura, Turismo de Saúde, Turismo Gastronômico e Turismo Rural.

bottom of page